Historia do Jato
    Home ] Vidros e espelhos ] Tacas e copos ] Trofeus ] Pedras ] Novidades ] [ Historia do Jato ] Quadros ] Jato Sombreado ] Mistico ]

 

Home

A  ARTE  SECULAR  DO JATEAMENTO  ARTISTICO


   Desde o surgimento do vidro, o homem vem modificando-o na sua forma ou cor, para obter um melhor resultado em sua  aplicação final. Ao observar uma rajada de vento contra uma vidraça, em 1870, o americano Benjamin Tilghman descobriu o processo de jateamento por areia.
   A técnica de trabalhar o vidro, trocando sua transparência pelo aspecto leitoso, surgiu dessa observação. Tilghman concebeu um sistema através do qual um jato de areia, impulsionado por vapor a grande velocidade, limpava e ornamentava lápides de túmulos e também se prestava a criações artísticas em vidros. 
   Logo depois da invenção da máquina, o fenômeno do fosqueamento se alastrou pela Europa, tendo como fonte de inspiração o movimento Art Nouveau. Em 1885, outro americano, Mathewson, aperfeiçoou o invento, patenteando um mixador de ar e areia que substituiu o vapor pelo ar comprimido.
  Durante pelo menos 50 anos, esse sistema foi utilizado nas indústrias, com auxílio de escafandro, alimentado por oxigênio, na tentativa de proteger o artista dos efeitos dos abrasivos, que continham elementos altamente nocivos à saúde.   O vidro jateado já teve momentos de grande popularidade em décadas passadas. Atualmente, com a segurança das máquinas, o  trabalho esta retornando com plena força, já que se trata de um serviço artesanal o qual valoriza o ambiente e o embeleza.

                                                                          

Hit Counter